Desenho sim x Desenho não

Quem nunca ficou nesse dilema, deixar ou não que os filhos vejam desenho. 
Já vi várias mães se desdobrando por não quererem que seus filhos vejam qualquer tipo de desenho. Mas eu confesso que eu não sou assim. 
Tento evitar, faço com que ela curta brincar de outras formas, mas acho que algumas vezes ajuda e muito.
A Maria Luísa começou com a "diabólica" Galinha Pintadinha. Já li de tudo e mais um pouco sobre como a Galinha Pintadinha teria formatos estranhos, tudo para hipnotizar, que a coitada da borboletinha seria uma bruxa e mais um tanto de coisas que fariam a criança ficar viciada. O que faz a criança amá-la são as cores que são bem chamativas, o desenho animado, as vozes diferentes e que não tem nada diabólico e sim tudo que nós também gostávamos quando criança.

E eu mesma coloquei pra ela, pois sempre fui adepta a música e cantava pra ela quando estava na barriga, colocava milhares de músicas infantis ou outras que não eram para ela escutar e só posso dizer que isso fez com que a Maria Luísa ame música. A Malu não pode escutar uma música que já se sacode toda. A música faz bem para tudo, inteligência, felicidade, desenvolvimento corporal, então invisto nas músicas e por isso faço tanta questão que as escolas tenham música. 
Os desenhos ela começou a ver alguns com uns 7 meses, antes eu não colocava e ela também não fazia nenhuma questão. Comecei colocando HI-5 pelas músicas e cores e depois ela foi vendo os Backyardigans que ela adora por causa das musiquinhas e dancinhas e assim foi indo. O canal que eu escolhi pra ela ver é o Discovery Kids e alguns desenhos do Gloob também são bem bacanas, como as reprises do Sítio do Pica- Pau Amarelo. 


Acho sempre importante tu sentares pelo menos uma vez para ver os desenhos e avaliar, pois tem alguns que não acho muito bacana. O Chuck e amigos eu não acho muito bom, pois ele só inventa coisas ruins pra fazer, como fugir de casa, esse eu não deixo ver. Mas os que eu deixo ela ver são Peppa (que algumas vezes apronta, mas é mais ingênuo), HI-5, The Fresh Beat Band, Backyardigans. E os  meus preferidos são Super Why que ensina inglês, acho excelente! Doki e seus amigos que as crianças descobrem o mundo com eles e Mister Maker que ensina formas, a fazer arte com sucata e cores. 
A Maria Luísa não tem irmãos e nenhuma outra pessoa que possa ficar com ela enquanto eu faço o almoço, então os desenhos e DVD's são meus aliados nesse momento, pois quando ela está com fome começa a ficar um pouco chatinha, querendo atenção, então ter o DVD da Galinha Pintadinha por perto sempre me ajudou. 
Depois de um tempo nós nos deparamos com o Palavra Cantada e nos apaixonamos, ele é muito melhor que a Galinha Pintadinha. As músicas são diferentes e ensinam bastante, quem não gostaria de uma música que incentiva teu filho a comer bolacha de água e sal no lugar de bolacha recheada? E tomar água? Esse é o tipo de música do Palavra Cantada. 
Aqui em casa nós sabemos todas as músicas e a Maria Luísa dança todas, tem as preferidas que são Bolinha de Sabão e com ela aprendeu a mandar beijos, Pipoca que agora ela já tenta imitar a dancinha batendo as mãozinhas nas pernas e a música da Barata que é antiga, mas eles fizeram um roupagem diferente e que ficou muito bacana. Indicação certa para vocês colocarem para os pequenos.
Acho essencial a criança brincar na rua, com seus brinquedos do que ver uma TV, mas acho que algumas vezes temos que recorrer a esses recursos. Usamos muito no tablet para viajar, pois uma parte da viagem ela dorme, mas em outros momentos está acordada e fica entediada, então Palavra Cantada ou Galinha Pintadinha ajudam muito.
Na época que ela estava na escolinha ela via o Patati Patatá, mas eu não coloco pra ela, não acho muito bom como esses outros dois DVD's (Galinha e Palavra) e a Xuxa também não é bem vinda por aqui, por enquanto. Pode ser que mais tarde, por interesse da própria Malu a gente coloque, mas por enquanto deixamos de lado.
Evitamos que ela coma vendo qualquer programa infantil e colocamos ou jornal ou algum seriado, mas isso normalmente é na hora do jantar que não comemos sentados na mesa junto com ela. Na hora do almoço é sem televisão, porém não escondo que quando ela está enjoadinha, por sono ou por estar doentinha, eu coloco algo para distraí-la, pois ela não come. Sei que muita gente acha errado e nem é recomendado, mas eu sou mãe e tenho coração mole.
Minha posição então é que desenho sim, mas com controle na quantidade e no conteúdo, pois alguns farão bem pra criança e pra mamãe. 

Beijos.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Aqui em casa também tem desenho!
    Mesmo os desenhos que os personagens 'aprontam' são bons, porque no final tem sempre uma lição de moral.. que é bom obedecer sempre a mamãe e o papai!
    Xuxa? Gui adora e Sofia também.. em especial o dvd 10 com músicas bem bobinhas. Ela aprendeu a música do início desse dvd e já corre pra assistir.. e pede também: 'quem qué..' (pão!).
    Os Pequerruchos é bem bacaninha, mesmas músicas da galinha mas com a melodia mais suave.
    Outro dia descobri no youtube um tal Bob Zoom.. mesmas músicas, mas com mudanças na letra.. bacana também.
    Beijão Sabrina!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a Malu nunca chega a prestar atenção até o final do desenho, ela não consegue ver a lição.kkkk Vou procurar esse Bob Zoom e também o dvd 10 da Xuxa. Bjãoo

      Excluir
  2. Sophia adora desenhos com musica, desde pequena. Sempre deixei que assistisse Urso Agente Especial, Super Why, Palavra Cantada, Galinha Pintadinha, Pequerruchos e Backyardigans. Acho que realmente é um estimulo para a criança positivo, se utilizado da maneira correta. Coloco os desenhos sempre em ingles, para que ela já acostume com outro idioma (ela estuda numa creche bilingue também) e não fique "desenho pelo desenho". Além disso, desenhos como o Urso Agente Especial (super recomendo, passa na Disney Junior) ensinam desde coisas básicas, como escovar os dentes, vestir-se sozinho ou tirar uma foto, como também a preocupação com o meio ambiente, como ajudar os mais velhos, dentre outras coisas. Enfim, pra mim, o desenho é algo muito positivo!

    Beijos!

    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis, não conheço esse Urso Agente Especial, vou procurar e colocar pra Malu. Também faço muito de colocá-los em inglês, temos o filme Rio no tablet que está em inglês e ela adora. É muito bom para estimulá-los, né?! Obrigada!! Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...